Aulas de Voos

APRENDA A VOAR DE PARAPENTE com o máximo de segurança, através de aulas ministradas pelos profissionais da Barlavento Sul

Entenda como funciona o Curso de Parapente

O curso da Barlaventosul tem duração média de quatro meses no qual o aluno irá contar com 10 horas de aulas teóricas e três voos duplos, onde o aluno irá pilotar durante a maior parte do voo e em quantas aulas práticas forem necessárias até que este possa iniciar seus voos na montanha com total segurança.

Todo o curso é ministrado e orientado pelo instrutor, que acompanhará o aluno até os primeiros voos na montanha.

 

Conheça o curso com o passo-a-passo abaixo:

1. Na primeira aula o aluno conhece os equipamentos utilizados e seu funcionamento e, em seguida, começará a entender como são as primeiras pilotagens.

Apresentação do equipamento ao aluno

 

2. Após a apresentação dos equipamentos, o aluno irá treinar domínio de vela (controlar o parapente inflado sobre a cabeça). Esta aula será realizada em um pasto plano onde não será possível voar, apenas fazer o treino solo.

Treino solo: aprendendo a inflar a vela

 

3. Assim que o aluno estiver dominando o equipamento, já começará a tirar o pé do chão. No início, em um morro de cinco metros de altura, será possível realizar pequenos voos onde o objetivo principal é treinar a decolagem e o pouso com segurança.

Tirando o pé do chão

 

4. A medida que este domínio do equipamento for aumentando, o aluno vai passando para os morros mais altos, sempre de degrau em degrau, até chegar em um morro de 20 metros de altura onde é possível fazer algumas curvas antes de pousar.

Esta fase do curso é a mais cansativa mas também muito importante já que é nela que o futuro piloto irá adquirir toda a técnica necessária para uma boa e segura decolagem.

Paralelamente à esta evolução, o aluno realiza voos duplos com o seu instrutor para se habituar ao equipamento e às condições meteorológicas.

Voando duplo com instrutor

 

5. Quando o aluno estiver pronto, ou seja, estiver com total domínio do equipamento, o conhecimento teórico de todas as regras que regem o esporte e aprovado em prova teórica aplicada pelo Clube São Pedro de Voo Livre, juntamente com a ABVL (Associação Brasileira de Voo Livre), poderá realizar seu primeiro voo solo na montanha, sempre sendo orientado pelo seu instrutor e auxiliado via rádio. Nesta fase do curso o aluno irá realizar seus primeiros voos pregos (tipo de voo onde o aluno irá direto para o pouso).

Neste tipo de voo o aluno será avaliado o tempo todo e assim que ele estiver realizando as curvas com a destreza necessária e estiver fazendo um boa aproximação para pouso, irá dar início aos seus voos de permanência onde, dependendo das condições meteorológicas, será possível permanecer em voo durante um longo período, podendo chegar a horas.

Preparação para a decolagem - São Pedro/SP - Rampa sul

 

6. A medida que o instrutor percebe que o aluno está realizando seus voos com total tranquilidade, ele irá começar a baixar gradualmente o horário da decolagem para que o aluno comece a se acostumar com as turbulências geradas pelas correntes térmicas. Desta forma, logo estará fazendo voos sem se colocar em risco desnecessário.

Voando em São Pedro/SP - Rampa sul

 

As fases acima não possuem um tempo estipulado, já que cada aluno apresenta um grau de dificuldade diferente do outro. O aluno terá que cumprir um número mínimo de 30 voos assistidos pelos instrutores da Barlavento, para então receber sua habilitação de piloto desportivo e, a partir daí, poder voar em qualquer rampa de voo livre no Brasil sem o acompanhamento do instrutor.

 

Agende seu curso na Barlavento Sul!